Edgard Scandurra aka Benzina

Edgard Scandurra aka Benzina

A história de Edgard Scandurra se confunde com a história da música brasileira dos últimos 35 anos, através do rock, da música eletrônica e do underground.

Fundador, guitarrista e compositor do IRA!, Scandurra é consagrado por seu estilo único em riffs e solos de guitarras. Canhoto que não inverte as cordas para tocar, começou bem criança, com 5 anos, e nunca mais parou. Ao 15 anos já liderava a banda de punk-rock Subúrbio, que mais tarde virou o IRA!, grupo seminal do rock brasileiro dos anos 80. Ainda naquela década foi baterista da banda Mercenárias, referência no punk-rock underground, e gravou dois discos como guitarrista do grupo Smack.

Edgard já gravou a guitarra de diversos álbuns do parceiro Arnaldo Antunes, incluindo o disco histórico “A Curva da Cintura”, gravado no Mali com o músico Toumani Diabaté. Participou ativamente da nova cena musical brasileira, colaborando nos trabalhos de nomes como Karina Buhr, Barbara Eugenia, Marcelo Jeneci, entre outros, e lançando o projeto “Est” em parceria com Silvia Tape. Em 2009, junto com Arnaldo Antunes, Taciana Barros e Antonio Pinto, lançou o projeto Pequeno Cidadão, voltado para o público infantil, com participação dos filhos dos músicos.

Atualmente, Scandurra prepara as comemorações do aniversário de 30 anos do seu primeiro disco solo, “Amigos Invisíveis”, ao mesmo tempo em que segue em turnê pelo Brasil com o IRA!.

Edgard formou o projeto de rock eletrônico Edgard Scandurra aka Benzina enxergando as possibilidades orgânicas que a música eletrônica permite. Batizada pelo próprio como “organoeletrorock”, o som da banda varia entre o rock e a e-music, passando pelo rock modernista, eletro-rocks, baladas a La Serge Gainsbourg e “lenhas” ao estilo infernal do techno underground. No palco, Sandra Coutinho comanda o baixo, junto de Michelle Abu na bateria e Paulo Beto nos teclados.

 

English:

Edgar Scandurra is the Brazilian guitar hero who jumped from rock to electronic music under the nickname Benzina.

Noticing the organic possibilities allowed by electronic music,  Scandurra together with Sandra Coutinho (bass) and Michelle Abu (drums and percussion) set up the electronic rock band BENZINA!

A powerful sound that goes from rock to e-music, from 50 to 150 BPM, lacing modern rock, electro rock, Serge Gainsbourg like ballads and burning out the infernal underground techno style – this is the biggest electronic work designed by the guitar player and media experts pointed it as a rare jewel of a new electronic music trend.

 

MATERIAL (Click to access):

About / Release

Live performance

 

FOTOS:

DSC_6860a

Edgard Scandurra - Benzina

DSC_6935

DSC_7076